quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

MotoGP : A nova Ducati Desmosedici GP 11




Dakar 2010 : Video com resumo da 10ª Etapa

Dakar 2011 – 10ª etapa: Regresso à Argentina

A 10ª etapa do Dakar 2011 significou que a caravana de participantes regressava assim a território argentino. Os pilotos tiveram de se transformar em verdadeiros “alpinistas” para conseguirem ultrapassar a passagem de San Francisco na cordilheira dos Andes, seguindo depois em direcção às dunas.

Partindo para a etapa de uma posição mais atrasada em relação aos pilotos mais rápidos, Hélder Rodrigues voltou ao seu melhor nível, após a decepção em que se transformou a etapa anterior. O piloto português voltou a dominar os acontecimentos ao longo de todos os controlos, tendo inclusivamente conseguido uma vantagem superior a três minutos em relação aos restantes adversários, algo que fazia prever uma vitória fácil.

Puro engano… Rodrigues voltou a perder-se mesmo nos últimos quilómetros do dia de hoje e, viu a sua vantagem transformar-se em atraso de quase meia hora para aquele que viria a ser o vencedor da etapa, o espanhol Marc Coma em KTM. Hélder Rodrigues terminou a etapa em 10º, mantendo a sua posição na geral, a 4ª posição.

Com mais esta vitória, a sua terceira na presente edição do Dakar, Coma conseguiu acima de tudo quase que resolver a questão em torno de quem será o vencedor da prova. Apesar de ainda faltarem muitos quilómetros para percorrer, Coma sabe que tem tudo na mão para voltar a vencer este rali raid, reforçando a sua liderança que agora tem 18’10s de vantagem para o seu rival Cyril Després. O piloto francês teve um dia para esquecer, pois perdeu-se e ficou preso num leito de um rio que está seco, sem hipóteses de regressar ao trilho certo. Terminou o dia em segundo, já a quase dez minutos de Coma.

No pódio da etapa ficou ainda um piloto português, Ruben Faria. O companheiro de equipa de Després nunca se mostrou verdadeiramente uma ameaça à vitória na etapa de hoje mas, a sua regularidade acabou por recompensar no final. Faria está agora a cerca de cinco minutos de Hélder Rodrigues na geral, uma luta entre pilotos nacionais que promete ser renhida até final.

E o dia até poderia ter sido perfeito para Hélder Rodrigues. Apesar de se ter perdido, o seu principal objectivo continua a ser chegar ao final no pódio do Dakar. E nesse lugar está actualmente Francisco Lopez que, no regresso à Argentina, viu a sua Aprilia voltar a sofrer de problemas na bomba de combustível e apenas terminou a etapa graças à ajuda de um outro piloto da marca italiana. “Chaleco” mantém a terceira posição na geral, posição essa que saiu reforçada apesar do susto.

Amanhã realiza-se a 11ª etapa do Dakar 2011 entre Chilecito e San Juan. Serão 622 km de especial, em que as inúmeras subidas e descidas irão causar problemas aos pilotos mais incautos ou aos mais inexperientes e que começam a acusar o cansaço de participar na prova de rali raid mais dura do mundo.(Motocilismo)