terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dakar 2011: O que os portugueses sentiram


Paulo Gonçalves

A comitiva nacional continua em força após a realização da segunda etapa do Dakar Argentina-Chile 2011. Num dia em que a caravana seguiu em direcção ao Norte do país por estradas estreitas e trilhos rápidos, os pilotos portugueses encontraram no muito pó o seu maior inimigo.

O primeiro português que aparece na classificação geral continua a ser Ruben Faria. O companheiro de equipa de Cyril Després sentiu algumas dificuldades no início da etapa de ontem, não conseguindo superar o nervosismo por ter de acompanhar o ritmo do francês, ao mesmo tempo que queria evitar cometer erros que comprometessem a sua prova. Acabou por recuperar e terminou como o quinto mais rápido da 2ª etapa, descendo na classificação geral para o terceiro posto mas mantendo a táctica escolhida

“Entrei na especial um pouco nervoso, logo atrás do Cyril e sem querer cometer erros ao mesmo tempo que queria manter um bom ritmo. Atrasei-me um pouco mas depois voltei a acertar com a corrida e comecei a recuperar. A segunda metade correu bem melhor, mantive um bom ritmo e ataquei mesmo para recuperar o tempo perdido logo pela manhã. Em termos tácticos continuamos a manter firme a nossa opção e amanhã vou partir novamente perto do Cyril. Ele voltou a vencer e isso é muito importante para nós, o meu resultado logo se vê, mas quero continuar a lutar pelas primeiras posições.”

O segundo piloto português melhor classificado continua a ser Paulo Gonçalves, aos comandos da sua BMW G 450RR. A estratégia mantém-se inalterada apesar da moto estar a corresponder aos desejos do piloto, e a palavra de ordem é não arriscar para não ter surpresas desagradáveis como na última edição da prova

“Esta etapa foi muito rápida, sempre a fundo! A velocidade era tanta que tive de ser prudente devido ao imenso pó. O objectivo está a ser cumprido de forma moderada e a BMW G 450RR está ao mais alto nível”, afirmou Paulo Gonçalves à chegada a San Miguel de Tucuman, onde conseguiu o oitavo melhor tempo na etapa, mantendo o quinto posto na geral.


A aumentar o ritmo competitivo, ainda que se mantenha fora do “Top 10”, encontra-se outra das grandes esperanças portuguesas neste Dakar 2011. Hélder Rodrigues (11º na geral) não teve uma segunda etapa fácil pois teve de partir atrás dos seus mais directos adversários e isso comprometeu a sua prestação. Mais uma vez o muito pó que pairava no ar acabou por obrigar a abrandar o ritmo mas, a moral continua em alta pois Hélder sabe que as principais etapas de navegação no deserto, um dos seus pontos fortes, ainda estão para chegar e é aí que pretende recuperar terreno

“A etapa correu-me bem, mas como saí atrás foi muito complicado ultrapassar e avançar mais no terreno. Para já ainda andamos em pistas rápidas e estreitas e com os pisos secos o pó acabou por se transformar no meu principal inimigo. Fui obrigado a andar com toda a cautela, pois sem visibilidade o perigo é grande. No final até passei alguns pilotos, nomeadamente o colega de equipa Jordi Viladoms. Estou à espera das grandes pistas do deserto e da navegação, pois esse é o ambiente onde posso fazer a diferença e recuperar o atraso.”

Na 33ª posição na geral encontra-se Bianchi Prata. O piloto não quis “arriscar nada. Os percursos são muito fechados tornando a visualização muito complicada e consequentemente perigosa.”

Os homens da Dakarteck também sentiram as já mencionadas dificuldades com o pó, mas levaram a “água ao seu moinho”, permanecendo calculistas na acção. Pedro Oliveira subiu sete lugares na pauta classificativa, para 34.º, enquanto os estreantes Fausto Mota e Rui Oliveira avançam em “formação ordenada” e instalados na primeira metade da classificação geral. Pelo meio destes pilotos encontra-se ainda João Rosa que, no meio da etapa, teve de parar para ajudar um outro piloto e isso fez perder tempo precioso quando sentia que podia ter feito muito melhor                                                                                  

“Hoje podia ter feito muito melhor. Tive de parar por duas vezes para ajudar o Joan Barreda que caiu e é um amigo, apesar de estarmos a competir, o espírito de ajuda não deixa de ser indispensável.” João Rosa segue na 47ª posição da geral.

A terceira etapa que se realiza hoje, vai levar a comitiva desde San Miguel de Tucuman até San Salvador de Jujuy, com 231 quilómetros de ligação e uma generosa especial de 521 quilómetros dividida em dois sectores que, servirá para preparar a chegada ao deserto.(Motociclismo)

Teste Kawasaki ZX 10R Ninja 2011 circuito di Losail Qatar


O primeiro contacto deste modelo pela revista Motociclismo italiana

Teste Motocilismo a Superdesportivas


Teste realizado pela Revista italiana Motociclismo a alguns dos expoentes máximos das desportivas actuais

As raparigas do MotoGP
















(Clicar na foto para Ampliar)

Dakar 2011 : Video com resumo da 2ª Etapa

Dakar 2011 – 2ª etapa: Després pela segunda vez consecutiva


Ao segundo dia de competição a sério, os dois principais candidatos à vitória final já se começam a destacar dos restantes pilotos em competição, neste Dakar 2011. Pela segunda vez consecutiva, Cyril Després venceu a etapa, conseguindo com isso alargar a vantagem que detém para o seu mais directo adversário, o espanhol Marc Coma.

Num dia em que a caravana tinha de percorrer 700 quilómetros no total – 300 dos quais eram em especial cronometrada – onde o destaque foi inteiramente para os trilhos sinuosos que fizeram com que os pneus se degradassem mais do que o esperado por muitos pilotos, o dia começou a correr imediatamente bem a Després logo de início. Apesar da responsabilidade de ser o piloto que iria abrir a estrada e da etapa não ser muito exigente ao nível de navegação, Després já era o mais rápido à passagem pelo posto de abastecimento, situação que ainda deu mais moral ao piloto francês. Després continuou ao ataque na segunda metade da etapa e terminou com 1’49s de vantagem para Marc Coma, piloto que subiu a segundo da geral já a 2’35s do líder.

Surpreendente a prestação do terceiro classificado da etapa de hoje, o francês David Casteau e a sua Sherco. Foi terceiro e o piloto revelou que a sua moto está a funcionar bem e mostra-se bastante satisfeito com a velocidade de ponta. Encontra-se agora em sexto na geral, logo atrás de Francisco Lopez e do português Paulo Gonçalves, oitavo na etapa de hoje e a cumprir com as expectativas, estando ainda a menos de dez minutos de Després.

Francisco “Chaleco” Lopez foi quarto na etapa de hoje, seguido de Ruben Faria que passou por algumas dificuldades iniciais, tendo subido gradualmente de ritmo ao longo da etapa e terminado do dia de hoje como o quinto mais rápido – encontra-se em terceiro na classificação geral a 6’13s do líder. O piloto de Olhão entrou um pouco nervoso no dia de hoje, facto que o fez atrasar, mas conseguiu regressar ao ritmo necessário e assim vai mantendo a sua posição entre os mais rápidos o que o leva a manter também a mesma táctica de rodar bem perto do seu “chefe de equipa”, Cyril Després.

Quanto a outra das grandes esperanças portuguesas, Hélder Rodrigues, passou por menos dificuldades em relação à etapa anterior, tendo conseguido terminar o dia como o nono mais rápido. Os 7’56s que perdeu para Després significam que mantém o 11º posto na geral, agora com 12’24s de atraso para o francês.

Quanto aos restantes pilotos portugueses em prova, Pedro Oliveira terminou a etapa em 34º, Bianchi Prata em 36º, João Rosa em 50º, Fausto Mota em 75º e Rui Oliveira em 78º. Na classificação geral Bianchi Prata está em 33º, Pedro Oliveira em 34º, João Rosa em 47º, Fausto Mota em 71º e por fim Rui Oliveira em 72º.

Fique atento a www.motociclismo.pt para saber as últimas novidades sobre o Dakar 2011 Argentina-Chile e também as declarações dos pilotos portugueses em prova. Não perca!

Classificação da segunda etapa Córdoba – San Miguel de Tucuma

1º Cyril Després
2º Marc Coma +1’49s
3º David Casteua +3’46s
4º Francisco Lopez +4’06s
5º Ruben Faria +5’42s
6º Olivier Pain +6’44s
7º Jonah Street +7’36s
8º Paulo Gonçalves +7’39s
9º Hélder Rodrigues +7’56s
10º Frans Verhoeven +8’12s

Classificação Geral após 2ª etapa

1º Cyril Després
2º Marc Coma +2’35s
3º Ruben Faria 6’13s
4º Francisco Lopez +6’51s
5º Paulo Gonçalves +9’28s

11º Hélder Rodrigues +12’24s
33º Bianchi Prata +36’45s
34º Pedro Oliveira +37’54
47º João Rosa +50’02s
71º Fausto Mota +1h05’35s
72º Rui Oliveira +1h06’24s