sexta-feira, 13 de maio de 2011

Início encorajador para Monster Yamaha Tech 3 Team em casa


A Monster Yamaha Tech 3 teve encorajador início de trabalho na importante corrida em casa depois de Colin Edwards e Cal Crutchlow terem assinado tempos rápido e apresentado ritmo competitivo no primeiro dia de treinos no circuito de Le Mans, terminando em 7º e 12º.

Início encorajador para Monster Yamaha Tech 3 Team em casa
O dia de hoje contou com glorioso sol, o que deu a Edwards e Crutchlow a oportunidade perfeita para se concentrarem na busca de mais melhorias no acerto que encontraram durante o bem sucedido teste do Estoril após o GP de Portugal. O americano conseguiu retirar quase um segundo ao tempo da manhã durante FP2 e ficou contente ao ver que a afinação encontrada no Estoril melhorou a aderência traseira. Edwards terminou com um tempo de 1m34,939s, a meio segundo dos três primeiros na tabela combinada de tempos.
A capacidade de rápida aprendizagem da pista de Crutchlow voltou a ser evidente hoje. O britânico foi o segundo melhor piloto Yamaha durante a manhã, adaptando desde logo muito bem às características de forte travagem e grande aceleração do lendário circuito Bugatti. Depois de ter sido nono durante a manhã Crutchlow parecia ter tudo para voltar aos dez primeiros durante a tarde, mas uma pequena queda nos últimos três minutos acabou por fazer que tal não fosse possível. Apesar de ter retirado mais de 0,6s à sua marca, o britânico teve de se contentar com o 12º posto.



Colin Edwards, Monster Yamaha Tech 3
“Sabia que tínhamos dado grande passo com as alterações efectuadas na moto durante o teste do Estoril e os treinos de hoje confirmaram isso. Fizemos pequenos acertos à afinação com terminámos o teste de Portugal, mas no final do dia a moto estava muito idêntica à que colocámos no camião há duas semanas. Sinto que tenho muito mais aderência traseira e a moto vai na direcção que quero. Isso só torna o meu estilo de pilotagem mais natural, algo de que sentia falta; tenho lutado com a moto para conseguir fazer alguma coisa. Hoje foi muito mais fácil fazer um bom tempo. Não importante em que pista estamos, se conseguirmos rodar sem lutar com a moto podemos apresentar bons tempos por volta. Estou mesmo contente, mas ainda podemos melhorar um pouco mais a moto. Gostava de ter a electrónica a ajudar-me à saída da curva em algumas das zonas mais apertadas. De forma geral foi um início muito positivo e isso é importante tendo em conta que é uma prova tão importante para a equipa e para a Monster.”
Cal Crutchlow, Monster Yamaha Tech 3
“Estou muito contente com a forma como correu o dia, tirando, é claro, aquela queda estúpida no final; um erro que cometi ao travar para a Curva 6. Exagerei um pouco nos travões e pronto. Apesar disso, fiquei apenas a um décimo do Colin e ele tem grande conjunto de resultados nesta pista. Na volta em que caí tinha feito os meus melhores parciais nos dois primeiros sectores e estava apenas a dois décimos da melhor volta nessa altura. Se perdesse mais dois décimos no outros dois sectores terminaria nos seis primeiros. Ficar em 12º não nos faz justiça de forma nenhuma e se conseguirmos continuar a progredir como hoje sei que amanhã ficarei nos dez primeiros. Apesar das pessoas me terem dito que Le Mans ia ser mais fácil de aprender que Jerez e o Estoril, creio que na verdade é mais difícil porque é muito complicado recuperar os décimos necessários para se ser rápido. Também não ajuda nada quando o Casey Stoner vai para a pista e começa logo a rodar no ritmo do recorde do traçado na primeira sessão! Podemos melhorar a moto para amanhã. Assim que acelerei alarguei a trajectória, pelo que tenho de falar com o meu pessoal e encontrar um plano para resolver isto amanhã. Este é um fim-de-semana muito importante para a equipa e para a Monster e hoje foi um início positivo, pelo que estou desejoso por domingo e por voltar a lutar pelos dez primeiros.”
texto e foto :motogp.com

MotoGP Le Mans : Stonero mais rápido em FP2


Casey Stoner, da Repsol honda, repetiu a forma apresentada durante a manhã e continuou na frente do pelotão de MotoGP com vista ao Monster Energy Grand Prix de France após a segunda sessão de livres. A lista dos três primeiros voltou a ser dominada por pilotos Honda, com Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini) em segundo, à frente de Dani Pedrosa, da Repsol Honda.

Stoner mantém-se na frente em FP2 em Le Mans
2011 - Le Mans - MotoGP - FP2 - Highlights
O australiano assinou o melhor tempo da tarde com 1m33,782s, 0,404s mais rápido que Simoncelli e quase quatro décimos mais lesto que a marca que tinha assinado de manhã. O piloto da Repsol Honda dá assim bom início ao trabalho com vista a melhorar o terceiro posto de 2007, o seu melhor resultado de MotoGP em Le Mans. O italiano voltou a mostrar boa forma nos treinos, como nas duas últimas jornadas, ao ser o segundo melhor.

Pedrosa foi o único piloto que não conseguiu melhorar face ao registo da manhã, isto apesar das temperaturas mais elevadas. O espanhol rodou em 1m34,431s em FP1, enquanto de tarde rodou em 1m34,478sw. A diferença entre Stoner e Pedrosa foi de 0,696s. O jovem de 25 anos da Repsol Honda conta com forte conjunto de resultados em Le Mans e vai tentar manter o nível.
 
Nicky Hayden (Ducati Team) assinou a quarta marca e foi o melhor representante da Ducati. Atrás do americano ficou Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing), homem que conta por vitórias as duas últimas visitas à pista. O espanhol melhorou bastante face à sessão da manhã ao retirar meio segundo aos seus tempos para terminar em quinto.
 
A sexta posição ficou a cargo de Andrea Dovizioso (Repsol Honda), isto depois de ter sido terceiro durante a manhã no circuito onde conta com melhor conjunto de resultados de entre todos os que fazem parte do presente calendário. Já Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) ficou-se pelo sétimo posto e segundo entre os representantes da marca dos três diapasões.
 
Hiroshi Aoyama (San Carlo Honda Gresini) foi oitavo a 1,177s de Stoner e à frente do nove vezes Campeão do Mundo Valentino Rossi (Ducati Team), enquanto o último posto dos dez primeiros ficou a cargo de Ben Spies (Yamaha Factory Racing).
 
O herói da casa Randy de Puniet (Pramac Racing) ficou às portas do Top 10 com a 11ª marca da tarde, isto enquanto Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3), que se estreia na pista tal como o fez também no Estoril, sofreu queda na Curva 8 nos últimos cinco minutos da sessão, mas conseguiu voltar à pista concluindo o treino em 12º.
texto e foto : motogp.com