quarta-feira, 1 de junho de 2011

Filipe Motoshow em Angola : Já a competir (As Fotos)




  

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7 Segundos!

SBK: Começou a ''silly season''

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Os testes de aerodinâmica não têm valido de nada à BMW

Parece que a cada ano que passa, os rumores sobre possíveis transferências de pilotos do Mundial de Superbikes, a chamada “silly season”, começam mais cedo do que se espera. Desta feita, e acabados de passar pelo circuito americano de Miller Park no passado fim-de-semana, chegam-nos as primeiras notícias das intenções de algumas equipas.

Neste caso a equipa que está visada pelos rumores é a BMW Motorrad.

De acordo com os sempre bem informados jornalistas italianos neste tipo de coisas (mas que devemos ficar sempre com “um pé atrás”), a BMW não está satisfeita com os resultados obtidos pelos seus dois pilotos, Troy Corser e, mais importante, a decepção que têm sido até ao momento as prestação de Leon Haslam nesta temporada vindo da Suzuki Alstare.

A realidade é que a S1000RR é uma moto muito forte na sua versão de série, como comprovam os vários prémios que recebeu derivados de testes na imprensa da especialidade, mas quando a fábrica de Munique decidiu instalar um pacote tecnológico derivado da Fórmula1 na moto para competir em SBK, as coisas não correram bem e a electrónica não tem funcionado correctamente.

Então e como é que a BMW espera contornar esta falta de resultados?

A primeira opção é a aquisição de um novo piloto (ou possivelmente dois pilotos). E quem é que está na lista de compras da BMW? Nada menos do que dois dos principais candidatos ao título mundial desta temporada: Carlos Checa e Max Biaggi. Mas a contratação de qualquer um deles não se adivinha fácil… diríamos mesmo, que será uma missão impossível!

Max Biaggi, após ter conquistado o título para a Aprilia na temporada passada tornou-se no “menino bonito” da casa de Noale. Seria impensável para os fãs italianos e para o grupo Piaggio – proprietários da Aprilia, perderem aquele que é considerado como um símbolo da nação italiana. Até porque, caso a Aprilia regresse ao Mundial de Velocidade na categoria de MotoGP / Moto1 como vem sendo anunciado, Biaggi será com certeza uma opção a ter em conta pois é muito experiente. Assim sendo, a BMW não deverá ter sorte…

Quanto ao segundo piloto, o espanhol Carlos Checa, a tarefa de o “roubar” à Ducati também não deve passar de uma miragem para a BMW.

“El Toro”, como é conhecido pelos seus fãs, redescobriu a alegria de vencer com regularidade e agora que está quase a ser um “quarentão” e a possibilidade de se manter com a Ducati na próxima temporada em que previsivelmente a marca de Bolonha irá regressar de forma oficial ao Mundial de SBK com a nova Superquadrata, devem ser factores suficientes para impedir a troca da Ducati pela BMW.

Aparentemente as duas primeiras opções da BMW Motorrad para a temporada de 2012 parecem ser impossíveis de concretizar, mas a realidade é que a marca alemã tem muito dinheiro “guardado” no banco, pelo que não será de todo improvável que, caso queiram mesmo contar com Biaggi ou Checa, coloquem em cima da mesa de negociações propostas muito vantajosas em termos financeiros, talvez até, “indecentes” tendo em conta os valores que poderão atingir.
texto e foto : motociclismo.pt 

A nova arma da Ducati para as Superbikes?



Desde o teste que a equipa de MotoGP da Ducati realizou em Mugello há pouos dias atrás, altura em que se soube que a nova Ducati Superquadrata também tinha estado no circuito em testes de desenvolvimento, que esperávamos pela primeira imagem da moto. E finalmente ela chegou!

A imagem faz capa da revista italiana Motosprint (quem mais poderia conseguir apanhar a moto se não os italianos). Apenas conseguimos acesso à capa da revista e por enquanto esta é a única imagem – ainda que com pouca qualidade – que irá deixar os fãs da Ducati a sonhar com a nova superdesportiva italiana.

Embora a nova Superquadrata mantenha o característico mono-braço oscilante, a realidade é que este elemento aparenta ser bastante diferente do que até agora era utilizado pela casa de Bolonha, pois devido à nova posição do motor bicilíndrico, que passa a ser um verdadeiro “V” ao contrário do “L” da actual 1198, a Ducati conseguiu aumentar o comprimento do mono-braço de forma a dotar esta moto com muito mais tracção e consequente poder de aceleração.

Quanto à potência deste novo motor italiano, os números variam muito mas a verdade é que a Ducati não se pode deixar ficar para trás em termos de potência com que irá enfrentar a concorrência europeia e japonesa. Fala-se num aumento na ordem dos 20 cv em relação à 1198, enquanto o peso deve diminuir qualquer coisa como 20 kg. Os interessados também devem esperar um pacote de tecnologia que inclui controlo de tracção, controlo “anti-wheelie”, entre outros tipos de ajudas electrónicas à condução.

Debaixo das carenagens “pesadamente” disfarçadas, e já a entrar no campo dos rumores, parece que o típico quadro em treliça vai mesmo deixar de ser utilizado em favor de um quadro tipo monocoque. A grande dúvida neste aspecto será o material: fibra de carbono como nas motos de MotoGP ou, alumínio para diminuir os custos de produção / cliente? Aceitam-se apostas.

O design geral da Superquadrata está bem escondido e ao não se mostrar com ópticas na carenagem frontal, fica ainda mais difícil de perceber como será o seu aspecto final. Certo é que esta moto será inacreditavelmente pequena, arriscamos quase a afirmar que será mais pequena do que uma “gigante” supersport de 600 cc, comparando o seu aspecto diminuto em relação ao piloto de testes. A traseira é muito parecida com a da Aprilia RSV4.

O piloto que aparece em cima da moto é Danilo Petrucci e desde que foi confirmada a sua identidade, a página pessoal do Facebook de Petrucci foi inundada por perguntas sobre o projecto Superquadrata. No entanto “o segredo é a alma do negócio”, e Petrucci não revelou nem confirmou quaisquer dados ou especificações sobre a moto.

Texto : motociclismo.pt

Cartoon Motoblog.it : Honda RC212V Atómica!

Rallye da Sardenha - Hélder Rodrigues lamenta erro de navegação na etapa de hoje

Com o percurso de hoje do Rali da Sardenha a destacar-se por ser muito técnico e de grande navegação, Hélder Rodrigues acabou por ter um dos piores dias desde o início da prova, terminando a etapa em 10º e vendo a vantagem para os seus perseguidores bastante diminuída à entrada para o ultimo dia de prova.
Hélder Rodrigues lamenta erro de navegação na etapa de hoje -
A navegação foi a palavra de ordem do dia de hoje e alguns pilotos acabaram por sentir algumas dificuldades, acabando por se perderem diversas vezes. Hélder Rodrigues começou a etapa da melhor forma, impondo um ritmo muito forte  ganhando tempo aos seus adversários mas, a apenas 30kms do final, com um erro numa nota de navegação, acabou por se perder e demorar muito tempo a retomar o percurso original. Apesar de tudo, Hélder Rodrigues conseguiu manter o terceiro lugar na geral e segundo na classe 450 cc World Championship.

"Tudo parecia estar a correr muito bem e sentia que podia lutar pela vitória na etapa. O único erro que cometi, acabou por me fazer perder imenso tempo e foi uma pena, porque podia ter feito muito mais", confessou à chegada. 

Amanhã na entrada para o ultimo dia, o piloto português espera "conservar o segundo lugar da minha classe e continuar a distanciar-me no campeonato"


Texto e foto : AutoSport

Husqvarna volta a mostrar posição no Enduro


Husqvarna volta a mostrar posição no Enduro

Realizou-se em Peso da Régua a quarta prova do Campeonato Nacional de Enduro, onde mais uma vez a Husqvarna contou com os Teams: Bianchi Prata/BP Ultimate e Duminex NN Motos Oliveira do Hospital para disputar os 53 kms do percurso marcado. O Team Bianchi Prata/BP Ultimate esteve presente com os pilotos Elias Rodrigues e Victor Oliveira, ambos na Classe Open, já o Team Duminex NN Motos Oliveira do Hospital contou com o piloto Gonçalo Bandeira na classe Juniores.

O pó e o percurso pedregoso não facilitaram a prestação de cada um, no entanto aos comandos das suas Husqvarnas o pódio foi o destino primordial.
Na classe Open o piloto Elias Rodrigues, aos comandos da sua Husqvarna TE 250, alcançou a melhor posição Husqvarna conquistando o 2º lugar na 4ª; prova de Enduro do ano de 2011."Estou contente pois o segundo dia de prova correu bem melhor que o primeiro. Neste segundo dia, como já conhecia melhor as especiais, consegui imprimir o ritmo desejado e ficar em 2° lugar na classe." Já o seu companheiro de equipa não teve o melhor desfecho. O piloto de Caminha Victor Oliveira sofreu uma queda no primeiro dia de prova que o impossibilitou de continuar a competição. "A prova correu mal por causa da minha queda. Não foi nada de grave mas por ordem médica, não competi no segundo dia. São acidentes normais neste tipo de desporto."

Para terminar o fim-de-semana em grande, Gonçalo Bandeira terminou também no pódio, conquistando 3º lugar da classe Juniores. "A prova correu bem, podia ter corrido melhor, mas como não treinava a algum tempo, tudo podia acontecer. Tive algumas quedas, o normal, mas tudo correu bem."

Parabéns às equipas Husqvarna que levaram a marca ao pódio duas vezes nesta quarta prova do campeonato Nacional de Enduro. A próxima será Vale de Fraga nos dias 25 e 26 de Junho. Aguardamos pela tua presença para mais um espectáculo das máquinas Husqvarna.