sábado, 15 de janeiro de 2011

Dakar 2010 : Video com resumo da 12ª Etapa

Dakar 2011 – 12ª etapa: Coma impõe a sua lei


A 12ª etapa do Dakar 2011 servia para os pilotos fazerem a ligação entre San Juan e Córdoba. Nesta penúltima etapa da prova deste ano, Cyril Després sabia que tinha de atacar a posição confortável de Marc Coma, isto se tinha reais intenções de ainda lutar pela vitória final. Després parecia querer fazer isso mesmo mas, Coma respondeu à altura e conseguiu impor a sua lei.

Durante grande parte do dia de hoje, o líder da tabela de tempos foi Després que, como o próprio descreveu no final da etapa, “estive realmente com um andamento diabólico!”. O piloto francês chegou a ter na sua posse mais de dois minutos de vantagem para Coma mas, o líder da prova quer mesmo chegar ao final com o título e não deu hipóteses, respondendo com um ritmo muito forte no final da etapa, após passar a maior parte do dia a evitar erros de navegação e pequenos azares que lhe pudessem retirar a vitória.

Coma venceu mais uma etapa, Després segui-o de perto e, no pódio do dia ficou o português Hélder Rodrigues. O piloto da Yamaha já não tem grandes esperanças de atingir o pódio final mas, até lá, vai conseguindo brilhar e tentar esquecer os erros que lhe custaram uma melhor classificação. Isso também acaba por se dever à excelente prova de “Chaleco” Lopez que, com a sua Aprilia apenas necessita de controlar o andamento de Hélder. Hoje perdeu quase três minutos para o português que, ainda assim, está a 58 minutos de distância do chileno.

Após a inúmeras penalizações a que foi sujeito ao longo da prova, Ruben Faria mantém o seu oitavo lugar “intacto”, bem dentro dos dez mais rápidos do Dakar. Servindo de apoio de Després o piloto algarvio mostrou-se este ano em bom nível mas, erros da organização aos quais se somaram erros próprios, acabaram com as esperanças de uma posição melhor após concluída a penultima etapa da prova.

Acrescentamos ainda mais um dado a esta etapa e à vitória de Coma. Com a quinta vitória em etapas este ano, o piloto catalão conseguiu assim somar um total de dezasseis vitórias em etapas do Dakar no seu total. Este número permite-lhe ultrapassar o já falecido Richard Sainct.(Motociclismo)