quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MotoGP : Rossi em vermelho


A estância de ski em Madonna di Campiglio é mais uma vez o local eleito pelas equipas Ducati de MotoGP e Ferrari de Fórmula1, para a apresentação dos seus pilotos e máquinas que irão competir nos respectivos campeonatos deste ano. O Wrooom é já por si um evento que costuma atrair muitas atenções mas, este ano, é o local onde pela primeira vez podemos ver Valentino Rossi vestido de vermelho Ducati.

A primeira aparição pública de Rossi vestido de vermelho foi ontem à noite, numa pequena recepção aos jornalistas presentes mas, a conferência de imprensa que servia para se saber um pouco como o piloto italiano estava a recuperar da operação ao ombro, teve de ser adiada para hoje à noite devido ao mau tempo que se fazia sentir na referida estância de ski.

Também presentes no Wrooom 2011 estão o seu companheiro de equipa, Nicky Hayden e ainda os pilotos da Ferrari, Fernando Alonso e Filipe Massa.

De acordo com as últimas informações, Rossi tinha planeado um duelo no lago gelado contra Alonso mas, esse duelo deverá ser cancelado devido ao piloto da Ducati não pretender arriscar atrasar a sua recuperação do ombro. Apesar de todos os compromissos de patrocinadores e com a imprensa, Rossi mantém um rigoroso plano de recuperação que está a ser cumprido no ginásio do hotel e na piscina, tudo para que já nos testes de Sepang esteja apto fisicamente.



(Clique para aumentar)

Dakar 2011 – 9ª etapa: Do Céu ao Inferno

O dia de despedida da caravana do Dakar de território chileno acabou por significar o adeus de Hélder Rodrigues à luta por um lugar no pódio. O dia tinha tudo para ser perfeito para o piloto português, com os mais rápidos a partirem em grupos de 10 ao mesmo tempo, percorrendo um percurso tipo circuito que os levava de Copiapo até… Copiapo.

Se a distância de 270 km no total – 235 km cronometrados – parecia um “passeio” em relação à dureza e distância do dia anterior, aquilo que se veio a verificar no terreno foi totalmente o oposto, especialmente para Hélder Rodrigues. As imensas dunas escondiam armadilhas que obrigavam os pilotos a manobras que custavam tempo precioso em caso de engano, facto que era do agrado de Hélder, pois é reconhecidamente um dos melhores em termos de navegação.

O piloto da Yamaha liderou grande parte da etapa mas, ao perder-se no quilómetro 215 “andei cerca de 9 km à deriva. Fui ficando para trás e depois acabei por ficar sem gasolina”, provando o ditado que “um azar nunca vem só”. Com este resultado, 33º posto na etapa de hoje a mais de dezoito minutos do vencedor do dia, Jonah Street, Hélder Rodrigues acaba por dizer adeus à luta pelo terceiro posto da geral.

Quanto à etapa em si, a vitória foi, como já referimos, para Jonah Street em Yamaha seguido de Frans Verhoeven a 3’38s de diferença. David Casteau foi terceiro e em relação à luta pela vitória final na edição deste ano, Cyril Després voltou a recuperar algum terreno para Marc Coma e, a diferença entre os dois à entrada da recta final da prova cifra-se agora em 8’14s ainda com vantagem para Coma.

Atrás dos dois pilotos da KTM mantém-se o chileno “Chaleco” Lopez e a sua Aprilia, ainda seguido de Hélder Rodrigues, que agora já está a mais de meia hora de distância do seu objectivo que é o pódio. Quem também aproveitou o azar de Hélder, foi Ruben Faria (26º na etapa de hoje) que apesar de não querer arriscar uma avaria ou queda evitando ritmos demasiados elevados, conseguiu aproximar-se consideravelmente do seu compatriota estando agora os dois pilotos separados por vinte minutos.

Quanto aos restantes portugueses em prova, o destaque continua a ser a extrema regularidade de Pedro Oliveira. Voltou a terminar uma etapa dentro dos trinta mais rápidos, ocupando o 26º posto na geral. Bianchi Prata foi 38º nesta etapa e ocupa a 40º na geral. Fausto Mota e Rui Oliveira terminaram o dia como 59º e 60º mais rápidos e ocupam 61º e 65º lugares na classificação geral.(Motociclismo)