sexta-feira, 8 de abril de 2011

Os meus 2.500km de teste Kawasaki GTR 1400 ABS versão 2011

 

A minha experiência de GTR começou o ano passado com a 1º de serviço a ser registada no verão de 2010. A versão de  2011 apenas tem uma mudança de cor…por isso continua uma Sport Turismo excelente.

Considero esta maquina uma das minhas eleitas sem qualquer tipo de duvidas.

Porquê?

Quem gosta de uma turística rápida e com um nível de condução desportiva acima da media tem aqui uma companheira de viagem para a vida.
Não, não tem 28 litros de deposito como uma Pan, não tem aquela comodidade tipo sofá de uma RT mas tem muito mais em pequenas diferenças que se notam na estrada…travagem, ciclistica e comportamento.

Aproveitei a desculpa de Gerez de La Frontera para  fazer uma estirada em dois dias de quase 1800 kms… Foi magnifico e nem fui ver as corridas!
A única coisa que notei foi que devia ter levado um assento especifico de gel …ou será do condutor não estar habituado? Penso que será mais isso…


O vidro original chega para protecção eficaz a condutores com altura ate 1.80m, as malas tem boa capacidade e a postura do guiador  é muito confortável. O deposito com cerca de 22 litros chegam para fazer dos 200 aos 370 km sem parar.


A GTR 1400 é uma moto económica ate aos 140km/h com medias que nunca passam os 5.5litros..que o diga eu em Espanha quando havia policia por todo o lado e tivemos de fazer muiiiiitissimos kms a 110/130 km/h ( chegou a consumir de media 5.2l/100km).

Mas atenção que o normal são 7.0litros a 7.5  ( máximos de 10L/100km) pois esta maquina convida a andar e bem pois a 180 km/h de cruzeiro vai que nem um peixe na agua devorando tudo que lhe aparece pela frente. Para os consumos existe não uma 6º velocidade mas sim um overdrive que ajuda a rolar a alta velocidade com a rotação incrivelmente baixa! Assim se justifica para surpresa minha que a 275 KM/H  aconteça ( para minha surpresa) uma corte electrónico quando ainda faltavam 3.000RPM para o Red Line….e lá passou a GSX R por mim…..mas nas bombas parou…..e eu segui!


Posso compartilhar que tirando a K1300 GT com a sua fabulosa suspensão regulável (ESA) nenhuma turística tem a compostura da GTR em estrada. A facilidade de inserção em curva e estonteante forma como a atiramos de uma curva para outra é única o que leva a que um pneu traseiro fica gasto de uma ponta á outra…é obra!

OS cerca de 19.000 euros com todo o equipamento acabam por ser justos no mercado em que se insere pois podem passear  ou fazer uma condução desportiva segura!

Boas curvas!
João Nuno Trancoso

Modelismo : Yamaha YZR 500 Gauloises de C.Sarron (1989)





Drenaline Airspot : A Solução para os dias de muito calor!


Nos dias de muito calor a vontade que temos é usar só a t-shirt sem mais nada por cima. No entanto, por motivos de segurança e mesmo para nos protegermos das queimaduras solares utilizamos o típico blusão.
A Drenaline lançou o Airspot que é em nylon perfurado (tipo uma rede) na frente e costas mantendo as protecções nos ombros, cotovelos e coluna. A transpiração e refregiração é assim mais eficaz num modelo com vários tamanhos e cores disponíveis (ver foto) existindo também o modelo para senhora. 
O preço é de 118,00 euros.

Rossi e Hayden experimentaram a Desmocedici GP12


Depois da prova de Jerez de La Frontera em Espanha, a equipa oficial Ducati ficou para aproveitar e fazer alguns testes na Ducati de 1000 cc que se destina ao Campeonato MotoGP de 2012.