segunda-feira, 5 de setembro de 2011

É já este Domingo!

Nurburgring : O Regresso da Kawasaki



Image 

Carlos Checa teve hoje em Nürburgring uma jornada decisiva na sua caminhada para o título Mundial de Superbikes. O espanhol venceu a primeira manga – disputada em piso seco  com autoridade, a sua 11º vitória em 19 corridas até então, e foi 8º na segunda manga, interrompida a seis voltas do fim devido a uma chuvada diluviana.

Mas, mais do que isto, registe-se a ausência de Max Biaggi, que decidiu ficar de fora após uma lesão no pé sofrida sexta-feira e que, segundo o romano, o impedia de aguentar a distância de uma corrida. Na primeira manga Checa foi secundado pela Yamaha de Marco Melandri, com Noriyuki Haga na Aprilia privada da Pata Racing a subir ao lugar mais baixo do pódio.

Na segunda corrida, a chuva caiu com intensidade, e a cada momento se esperava que a Direcção de Corrida interrompesse a prova. Johnny Rea foi o mais rápido na saída mas alargou a trajectória, e à segunda curva já era Haga o comandante, enquanto o “poleman” Carlos Checa rodava por alturas do 14º posto. O japonês, cuja equipa técnica, recorde-se, é liderada pelo português Lúcio Gomes, distanciava-se na liderança, com Tom Sykes e Sylvain Guintoli nos lugares seguintes.

A meio da corrida a chuva ficou ainda mais forte, e as quedas sucederam-se: Rea (que viria a continuar rumo ao 4º posto), Tamada (aqui em substituição de Xaus), Camier, Toseland, Aitchison e outros, todos foram ao chão, até ao golpe de teatro que foi a queda de Haga a 8 voltas do final.

Passadas duas voltas cumpriam-se os dois terços da corrida e a pontuação podia ser dada na íntegra, pelo que, como se esperava, foi mostrada a bandeira vermelha e a corrida dada como terminada, com a vitória para Tom Sykes, a sua primeira no Mundial de SBK, e o regresso às vitórias para a Kawasaki, que já não vencia no Mundial há cinco anos.
Os pilotos da Ducati Effenbert, Sylvain Guintoli e Jakub Smrz, ocuparam os restantes lugares do pódio.

Com ainda três provas (seis mangas) por disputar – Imola, Magny Cours e Portimão -, Carlos Checa dispõe agora de 74 pontos de avanço sobre o segundo colocado, que passou a ser Melandri, quando tinha chegado ao traçado alemão com mais 62 pontos que Biaggi.
Nas Supersport, esta 9ª jornada do Mundial deu azo a um pódio totalmente britânico, com Chaz Davies na frente de dois pilotos da Parkalgar, com James Elllison  - que lutou pela vitória até ao fim – em segundo e Sam Lowes em terceiro. Miguel Praia, que rodava no 11º posto, foi forçado a abandonar.

O português sentiu-se frustrado por ter sido obrigado a desistir: “Problemas num avanço da moto a meio da corrida, talvez devido à queda de ontem, levaram-me a desistir. Era demasiado perigoso continuar a pilotar com o avanço fechado. Podia ter sido uma boa corrida. Fiz um bom arranque e na altura da desistência ainda tinha margem de manobra para chegar mais à frente. Agora é focar-me na próxima prova”, disse o piloto de Albufeira, que, apesar de tudo, mantém o 13º posto no Mundial.
texto e foto : motociclismo.pt 


Misano : Lorenzo foi Rei em MotoGP


Image 

Jorge Lorenzo deixou bem patente que quer lutar pelo campeonato até à última volta da derradeira corrida, e assumiu a liderança logo à primeira curva deste G.P. de São Marino em Misano, sempre com Casey Stoner na sua peugada. Seguiam-se Pedrosa, Dovizioso e um surpreendente Valentino Rossi, a fazer uma grande partida desde o seu decepcionante 11º posto na grelha de partida.

Por volta do meio da corrida, Lorenzo, que até aí liderava com Stoner bem perto de si, lançou um forte ataque e começou a ganhar distância face ao australiano. Em cerca de 3 voltas ganhou mais de dois segundos. Mais atrás Pedrosa seguia isolado no 3º posto, Simoncelli era quarto à frente de Dovizioso, e Valentino, passado o “gás” inicial, tinha de defender o seu sexto posto dos ataques de Ben Spies, ele a recuperar de uma má partida, e viria mesmo a perdê-lo a 13 voltas do final.

Na frente, Lorenzo continuava a ganhar terreno e tinha uma ajuda inesperada. No último terço da corrida Dani Pedrosa encurtou a distância para Stoner, e passou o seu companheiro de equipa a 6 voltas do final. Sem ordens de equipa na Honda Repsol – pois matematicamente tudo é ainda possível -, Pedrosa fazia com que Lorenzo ganhasse aqui 9 pontos face a Stoner.
No final da corrida, confirmou-se o escalonamento do pódio: Lorenzo, Pedrosa e Stoner. Terceira vitória espanhola do dia (com Terol em 125 e Márquez em Moto2), e a vantagem de Stoner passou de 44 para 35 pontos, quando temos ainda 5 rondas por correr, sendo a próxima já dentro de duas semanas em Aragón.

Luta intensa viveu-se pelo quarto lugar, com Simoncelli, Dovizioso e Spies envolvido numa batalha cerrada que acabou por ser ganha por Simoncelli, à frente do seu compatriota e de Ben Spies, com Valentino bem distante no 7º posto. Álvaro Bautista, Hector Barberá e Cal Crtuchlow completaram o top 10.

Nas Moto2, assistimos a mais uma grande corrida, com Scott Redding a liderar durante boa parte da distância, mas a partir de meio da corrida foi batido por um trio de “furiosos” composto por Stefan Bradl, Marc Márquez e Andrea Iannone, a que depois se juntou Alex de Angelis. Exactamente, e por esta ordem, os quatro pilotos que encabeçam a tabela do campeonato.
Márquez acabou por bater a concorrência e conseguir a sua 6ª vitória do ano e quinta nas últimas seis corridas, ganhando assim mais 5 pontos a Bradl, que foi segundo à frente de Iannone.
Com este resultado, o fenómeno espanhol de 18 anos continua a pressionar fortemente Bradl na luta pelo título, e agora está a 23 pontos do alemão, com 5 provas por realizar. Temos Campeonato!

texto e foto :motociclismo.pt