domingo, 3 de abril de 2011

MotoGP : A história da Prova de Jerez de La Frontera

Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Rcing) venceu a corrida molhada de MotoGP no Gran Premio bwin de España depois de Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini) ter caído quando liderava. Tal como em 2010, Dani Pedrosa (Repsol Honda) foi segundo. Nicky Hayden (Ducati Team) fechou o pódio depois das últimas voltas terem sido marcadas por várias quedas.

O actual Campeão do Mundo de MotoGP largou da primeira linha da grelha e somou 25 pontos, a primeira vitória do ano, no Gran Premio bwin de España. Foi o segundo triunfo consecutivo do espanhol em Jerez e uma réplica de 2010 com Dani Pedrosa em segundo. O maiorquino terminou com 13,256s de margem sobre o compatriota após corrida caótica e imprevisível até final.
Numa corrida disputada no molhado e com piso muito escorregadio, Simoncelli esteve a caminho da primeira vitória na categoria rainha, com uma vantagem de três segundos sobre Lorenzo. O italiano, contudo, sofreu queda feia na Curva 1, vendo-se obrigado a desistir. Pedrosa ainda tentou recuperar para lutar pelo triunfo, mas tal não haveria de ser e o espanhol ainda chegou a ser passado por Ben Spies (Yamaha Factory Racing). No entanto, o americano cometeu erro quando rodava em segundo e acabou na gravilha.
Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) teve o mesmo azar, ainda para mais numa altura em que estava prestes a reclamar uma posição no pódio após a queda do companheiro de equipa e atrás de Pedrosa. Com tudo isto, foi Hayden quem reclamou o mais baixo do pódio, o primeiro do ano da Ducati Team e o seu segundo com a equipa.
O vencedor da corrida do Qatar, Casey Stoner (Repsol Honda), foi vítima de um erro de Valentino Rossi (Ducati Team) que colocou ponto final prematuro na sua corrida. O piloto da Ducati, que partiu de 12º, estava em quarto ao final de poucas voltas e juntou-se depois ao grupo da frente. Após ter ultrapassado Lorenzo, Stoner era o próximo alvo e ao após ter feito a manobra por dentro perdeu o controlo da moto. O erro levou à colisão com Stoner. O homem da Repsol Honda não conseguiu voltar a fazer a moto funcionar, enquanto o italiano voltou à pista no final do pelotão. Ainda assim, e devido a todos os incidentes, Rossi terminou em 5º e somou 11 pontos.
Hiroshi Aoyama (San Carlo Honda Gresini) ficou a um lugar do pódio, em quarto, o seu melhor resultado no MotoGP. Héctor Barberá (Mapfre Aspar Team) foi sexto, à frente de Karel Abraham (Cardion ab Motoracing). Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3) foi oitavo depois de, tal como o checo, também ter ido ao chão.
O Campeão do Mundo de Moto2 Toni Elías (LCR Honda) foi nono, com John Hopkins, da Rizla Suzuki, a fechar o Top 10 nesta corrida em que substituiu o lesionado Álvaro Bautista.

Texto e foto : MotoGP.com

Sem comentários:

Enviar um comentário