domingo, 8 de maio de 2011

SBK Monza: tudo azul!


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A quarta jornada do Campeonato Mundial de Superbike e Supersport, no histórico circuito italiano de Monza, “só deu Yamaha”. E, se em Supersport o domínio das R6 ainda não foi posto em causa este ano, desta feira com mais uma “dobradinha” e Chaz Davies na frente, nas SBK a surpresa foi o duplo triunfo de Eugene Laverty, que se estreia a vencer em Superbike, embora a 2ª manga tenha sido polémica após uma penalização a Max Biaggi.

Na primeira manga Laverty esteve verdadeiramente imperial, e arrancou uma grande vitória, num traçado onde a a velocidade de ponta marca pontos, e por isso se pensava que seria feudo das Aprilia e BMW. Mas Laverty bateu Biaggi sem apelo, que terminou em segundo a 1,5 segundos do irlandês, com a BMW de Leon Haslam no lugar mais baixo do pódio. Seguiram-se Melandri e Fabrizio, enquanto o líder do campeonato, Carlos Checa, que havia chegado a Monza com 43 pontos de vantagem sobre o segundo, Biaggi, depois de ter ganho 4 das 6 mangas disputadas, ficava aqui distante dos primeiros lugares. Como o próprio previa, devido a défice de velocidade máxima da Ducati face às suas rivais, Checa não foi além de um 9º posto na primeira corrida, sendo 10º na segunda.
Na segunda manga, um incidente logo no início deixou de fora Rea e Haslam, depois do primeiro ter sido embatido por Checa e, por sua vez, ter atirado Haslam ao chão, numa queda que se saldou por uma fractura num dedo do pé para o piloto da BMW.
Na frente, Max Biaggi desta feita estava decidido a repetir o domínio exercido em Monza no ano passado, e instalou-se confortável na liderança. Até que, a 6 voltas do fim, surgiu o golpe de teatro: o romano seguiu em frente numa chicane, pisou uma linha de segurança, desenhada para delimitar a zona onde se pode regressar à pista em segurança, e foi penalizado com um “ride through” (entrar e sair da linha de boxes em andamento reduzido), descendo para o 11º lugar (haveria de recuperar até o oitavo).

Na frente ficavam assim as duas Yamaha, com Melandri à frente de Laverty, que nas quatro voltas que restavam tudo fez para passar o seu companheiro de equipa. Conseguiu na derradeira curva, à entrada da parabólica quando Melandri saiu largo, Laverty passou por dentro e o italiano bem se esforçou mas teve de se resumir ao segundo lugar. Mais atrás, outra grande luta entre a Suzuki de Fabrizio e a Aprilia-Pata de Haga, com vantagem para Fabrizio, enquanto Troy Corser era quinto e salvava o dia para a BMW.

Carlos Checa manteve o comando do campeonato, mas agora com 27 pontos de vantagem, no lugar dos 43 que detinha, e o segundo colocado já não é Biaggi mas sim Melandri, que tem o Campeão em título apenas um ponto atrás de si.
A próxima ronda do Mundial de SBK disputa-se nos Estados Unidos a 30 de Maio (uma segunda-feira).
Supersport 
Na corrida de Supersport, novo show das duas Yamaha R6 da ParkinGO, com Chaz Davies e colocar-se na frente desde o primeiro momento, e Luca Scassa um pouco mais atrás. Nova dobradinha para a Yamaha, e duas vitórias para cada um dos pilotos da equipa, que estão neste momento empatados no comando do Mundial de Supersport com 70 pontos. Broc Parkes (Kawasaki) é terceiro com 60 pontos.

Mas se no que respeita à luta pela vitória a corrida de Monza não teve história, o mesmo não se passou mais atrás. Foret instalou-se no terceiro lugar, enquanto Broc Parkes, Sam Lowes, Florian Marino e Roberto Tamburini se entretinham numa contenda que terminou com Parkes no 4º posto, seguido pelo jovem piloto da Parkalgar, Sam Lowes.

Outra corrida animada vinha a fazer um grupo endiabrado que lutava pelo 8º ao 12º postoa, e Miguel Praia vinha à cabeça desse grupo, a fazer uma grande corrida. Mas, exactamente a meio da corrida, uma queda deixou o piloto português de fora da corrida, quando estava em condições de conseguir um grande resultado, a coroar a boa corrida que vinha fazendo. Uma queda que trouxe consequências gravosas para Praia, como o próprio explica: “Estava tudo a correr bem. Uma corrida com muitas lutas mas a chegar ao meu objectivo. Infelizmente a queda acabou com o meu sonho. Como se não bastasse fracturei o omoplata e vou ter de estar nas próximas três semanas de repouso”, concluiu o piloto algarvio.

As melhoras para o Miguel, que deverá estar recuperado para a prova de Miller, onde vai procurar vingar-se do azar que o tem perseguido.
texto e foto : motociclismo.pt

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