quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vai arrancar o 13º Portugal Lés a Lés




São centenas, muitas centenas de anónimos aventureiros, que, ano após ano, aceitam o desafio lançado pela Federação de Motociclismo de Portugal para partir à descoberta de um País diferente e genuíno, onde a monumentalidade história e a imponência paisagística, se aliam a uma gastronomia ímpar e a um povo realmente único. Mas na longa lista de inscritos para a 13.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor, alguns nomes despertam atenção redobrada. Como o dos actores Vítor Norte e João Lagarto, por exemplo! Mas há mais...
Na maior aventura mototurística da Europa, ligação à moda antiga entre Mogadouro e Lagoa, com passagem em Castelo de Vide, entre 23 e 25 de Junho, há gente de todas as idades, credos e profissões, preferências clubísticas e... cor de cabelo! E há, entre os muitos anónimos, alguns nomes mais conhecidos do grande público. Caso dos actores Vítor Norte e João Lagarto que, cumprindo sonho de longa data, vão lançar-se na descoberta de Portugal, sem usufruto das mais modernas vias de comunicação rodoviária como as auto-estradas, itinerários principais ou complementares ou sequer as controversas SCUT, antes optando pelas mais características estradas nacionais, municipais e alguns caminhos de terra batida. Tudo em prol da descoberta de um País diferente, muitas vezes votado ao esquecimento, onde a genuinidade das pessoas reforça o encantamento de paisagens únicas e a monumentalidade de um património de muitos desconhecido.
Vítor Norte, na Yamaha Virago, e João Lagarto, aos comandos da sua Honda Deauville, são os Motards Moliére, nome de equipa condizente com estatuto de dois dos mais conceituados actores nacionais do cinema e televisão. Nomes que se confundem com tantos personagens. como o Capitão Roby («Capitão Roby»), Jerónimo Carvalho da Silva («Equador») ou Zé Dinis Parreira («Vila Faia»), na estreia de Vítor Norte em televisão. Ou que, no caso de João Lagarto, passam pelo Carneiro Seixas («Morangos com Açúcar»), pelo Armando («Regresso a Sizalinda») ou o Zé do Telhado («A Ferreirinha»).
Mas, além de tão versáteis actores, haverá dois conceituados políticos, os habitués Rodrigo Ribeiro e Miguel Tiago, os deputados mais famosos entre os motociclistas, com preponderância fulcral na aprovação da «Lei dos Rails» e da «Lei das 125». E estarão ainda presentes dois pilotos consagrados, nomes maiores do todo-o-terreno em Portugal, Paulo Marques e Bernardo Vilar com palmarés que junta inúmeros títulos nacional e múltiplas presenças no famoso Rali Paris-Dakar.
O 13.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor apresenta-se, assim, como ocasião soberana para conhecer tão ilustres motociclistas, como para rever caras de anteriores participações e colocar a conversa em dia, numa edição que conta com 126 senhoras, sendo que 24 vão conduzir as próprias motos em recordista edição quanto ao número de inscritos, com presença de 1400 motociclistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário