segunda-feira, 11 de julho de 2011

Superbikes em Brno : Melandri e Biaggi nas vitórias


No circuito de Brno, o Mundial de Superbikes voltou a proporcionar aos espectadores - tanto aos muitos que estiveram presentes no circuito checo, como aqueles que viram as corridas pela televisão -, muita acção e emoção até final. Marco Melandri foi o primeiro a festejar, enquanto Max Biaggi aprendeu a lição e venceu a segunda manga.


As duas mangas de hoje de SBK foram bastante parecidas entre si, tendo apenas mudado os pilotos que as venceram.


Na primeira manga Biaggi, Melandri e Checa instalaram-se confortavelmente na liderança da corrida, mas eram os dois italianos que pareciam estar mais confiantes e capazes de discutir a vitória. E assim foi. Biaggi aproveitava toda a vantagem de velocidade máxima da sua Aprilia para ganhar alguma distância mas, Melandri tinha a Yamaha R1 extremamente bem afinada para a secção final de Brno e, a quatro voltas do final, Melandri atacou a vitória definitivamente e deixou para trás Biaggi em segundo, com Checa a não conseguir passar de mero espectador desta luta entre os principais candidatos ao título.


De uma manga para a outra a história da corrida pouco se modificou. Biaggi voltou a arrancar decidido e continuou sem cometer erros de pilotagem, enquanto atrás de si Melandri ia seguindo bem de perto com Carlos Checa a voltar a ver a acção decorrer à sua frente. O piloto espanhol ainda deu alguma luta, mas definitivamente o circuito de Brno não favorece as caracteristicas da Ducati 1198R e Checa, com dois terceiros lugares, viu a sua vantagem no mundial ser reduzida para apenas 30 pontos.

Lá na frente, Biaggi aprendeu a lição da primeira manga, e apesar de Melandri voltar a tentar passar pelo campeão nos momentos finais, o piloto da Aprilia aguentou bem a pressão e registou nova vitória na actual temporada estando de regresso aos seus melhores dias.

Com estes resultados, os dois italianos conseguem reduzir drasticamente a distância que os separa da liderança do campeonato para apenas 30 e 53 pontos respectivamente. Definitivamente parece que SBK está a ser um excelente refúgio para os "exilados" do Mundial de Velocidade...

Um pouco mais atrás do trio que discutiu a vitória ficaram nas duas mangas Michel Fabrizio e Eugene Laverty. Os dois pilotos pareciam ter andamento para aguentar a luta pela vitória, mas com o passar das voltas foram perdendo terreno. Ficaram respectivamente em quarto e quinto nas duas mangas, o que faz com que Fabrizio obtenha um dos melhores resultados para a Suzuki este ano, enquanto dois resultados no Top5 fazem com que Laverty consolide a sua posição de quarto na classificação de pilotos.


Nota muito negativa para as prestações da Castrol Honda Ten Kate. Esta temporada marca, ao que tudo indica, o final de vida da actual geração da CBR1000RR Fireblade e a equipa holandesa que representa de forma oficial a marca japonesa nesta categoria, já deverá estar a pensar no que irá fazer no próximo ano. Na primeira manga Xaus desistiu devido a queda e Alex Lowes, que substituiu Jonathan Rea em Brno, conseguiu um ponto referente ao 15º lugar. Pior ainda para a Ten Kate na segunda manga, com Xaus a nem alinhar para a segunda partida e Alex Lowes a desistir devido a queda.

texto : Motociclismo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário