quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Equipa de Bianchi Prata pronta para o Rali Dakar


O ano de 2011 vai arrancar em alta velocidade, com treze etapas incluídas em duas semanas de intenso esforço no Dakar Argentina-Chile, uma das mais duras e exigentes provas do mundo. Os motores começam já aquecer com os treinos efectuados pela Equipa Bianchi Prata.

Desde o ano de 2006 a participar no Rally Dakar, a Equipa Bianchi Prata tem demonstrado ano após ano, grande capacidade de organização e vontade de vencer. Sendo este um projecto a longo prazo com cada vez mais valores no desporto nacional, todos os elementos da equipa estão, desde há muito, a preparar a prova mais dura do mundo, o Dakar 2011. O objectivo principal foi, é e será testar sempre novas soluções para melhorar as performances e dignificar o nome do país e dos patrocinadores.

Os pilotos

Com várias participações no Rally Dakar, Pedro Bianchi Prata, vai agora marcar a sua quarta presença naquela que é considerada por muitos, a mais árdua prova do mundo. Ao distinto piloto português, é-lhe reconhecida a garra e sabedoria, que já lhe permitiu ultrapassar, sozinho, situações difíceis como ter ficado sem roda traseira ou mesmo combustível no meio do deserto.

Com vasta experiência em Rallys internacionais e consequentes pisos diversificados e inconstantes, o team manager da Equipa Bianchi Prata alcançou já o 9º lugar da classe no Dakar 2009 e o 1º no Rally dos Sertões 2008. O piloto foi também campeão nacional de Enduro e TT por oito vezes, tendo ganho também 10 medalhas internacionais nos seis dias de Enduro Mundial.

Durante o Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech 2010 (Junho), Pedro Bianchi Prata sofreu uma queda, onde fracturou o pulso, que o impediu de prosseguir no rally em questão. Durante este ano, seguiu-se uma lenta e cuidadosa recuperação, tendo o piloto só regressado às competições no Rally de Marrocos (Outubro), onde conquistou o 11º lugar entre os muitos pilotos presentes.

Após uma fase de intensos e rigorosos treinos, o piloto e chefe de equipa, sente-se confiante nas suas capacidades e extremamente motivado para o Dakar Sul-Americano 2011. "Está quase tudo pronto para a partida, vai ser sem dúvida um Dakar memorável, estando englobados na equipa oficial BMW Motorrad, temos todas as condições para fazer uma boa prova e lutar pelos lugares da frente."

Paulo Gonçalves, destacou-se no Dakar 2010, onde realizou uma excelente prova até à 6ª etapa. Nesta, o piloto teve uma queda onde fracturou a clavícula e o pulso, encontrava-se já no 4º lugar da geral. No Dakar 2009, o piloto da Equipa Bianchi Prata, conquistou o 10º lugar da geral. Em competições internacionais, no decorrente ano 2010, o piloto conquistou o 3º e 8º lugares, no Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech e Rally de Marrocos respectivamente.

Insatisfeito por não conseguido finalizar o Dakar 2010, Paulo Gonçalves, têm treinado e competido durante todo o ano, determinado para finalizar com sucesso o Dakar 2011. "As minhas expectativas são bastante boas tendo em conta o meu desempenho no Dakar 2010 até ao acidente como também o posterior trabalho desenvolvido durante o ano. Ambiciono atingir um lugar no podium no Rally Dakar tal como toda a equipa."

Neste Dakar, tudo está pensado ao mais ínfimo pormenor, para que 2011 seja uma participação excepcional a nível desportivo com grandes contrapartidas para todos os patrocinadores. Como tal, até os meios logísticos da equipa são em grande escala:

1 x Camião 6x6 MAN;
2 x Carrinhas 4x4 ISUZU;
4 x Motos BMW G 450RR Dakar;
5 x Mecânicos;
2 x Team manager;
3 x Motoristas;
1 x Press officer;
1 x Fotografo

 Aos comandos da BMW G 450RR

Pensada à medida dos desertos africanos e sul-americanos, a BMW G 450RR é uma máquina desportiva destinada às mais exigentes competições mundiais. A sua tecnologia avançada foi desenvolvida e adequada às diversas características de piso que os pilotos irão certamente encontrar no Rally Dakar.  

A acertada distribuição do peso e o motor potente mas de suave e rápida rotação, permite aos pilotos uma maior estabilidade em altas velocidades. Desde o ano de 2009, o Team Bianchi Prata tem sido acompanhado pela potente BMW G 450RR, muitas vitórias foram alcançadas aos comandos da resistente moto. Neste Dakar, os pilotos pretendem chegar ainda mais longe com a fundamental ajuda da BMW G 450RR.

Na edição de 2009, o Team Bianchi Prata conquistou um lugar histórico, levando a BMW G450X ao final do Dakar, desde o nascimento da moto. A partir dessa data, o objectivo, de pilotos e mecânicos, é ir mais além, tentando sempre mais. " A moto é extremamente competitiva, o que é perceptível pelos resultados alcançados durante toda a época desportiva de 2010. Estive muitas vezes no podium do Rally Estoril-Portimão-Marrakech com a BMW G 450RR, bem com em várias etapas do Rally de Marrocos. Estes factos só garantem a capacidade a nossa moto, preparada para as dificuldades do percurso programado pelo Dakar. ", refere Paulo Gonçalves.
 
Por seu turno, Bianchi Prata afirma que "estamos há três anos a trabalhar em conjunto com a BMW Motorrad para desenvolver esta moto para Rallye Raide, hoje posso dizer que o objectivo foi mais que cumprido, podemos afirmar que temos uma moto muito competitiva, fiável e pronta para ganhar o Dakar "

Rota Dakar 2011

Com mais de 9500 quilómetros para concluir, o Dakar 2011 possui um percurso diferente das duas primeiras edições. A alteração foi efectuada para proporcionar aos pilotos uma maior competitividade.

O Dakar continuará a explorar o Norte da Argentina e do Chile, desta vez com limites fronteiriços com o Peru e Uruguai. Com uma rica diversidade de paisagens, os pilotos terão de atravessar novamente a maior cadeia de montanhas do mundo, a Cordilheira dos Andes e o mais seco e árido deserto do mundo, Deserto do Atacama.

Com provas de resistência extrema e uma sequência de etapas decisivas, espera-se novamente um Dakar custoso mas enriquecedor e desafiante para os pilotos da Equipa Bianchi Prata . Estes, vão dar o tudo por tudo para conquistar um lugar no podium Dakariano.

Espera-se uma audiência superior a dois mil milhões de pessoas no evento desportivo mais importante da modalidade off-road.  (texto e fotos Motocilismo.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário