quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Alguém pensou em inverter os cilindros…

 Muitas ideias inovadoras podem nem conseguir sair do papel mas, outras, conseguem fazer essa transição, como é o caso da Nembo Super 32 de três cilindros invertidos, um projecto que nos apanhou de surpresa e que se chegar a ser produzida para o público, mesmo que seja em números reduzidos, pode vir a funcionar como um elemento verdadeiramente revolucionário no mundo das duas rodas.

Por trás deste projecto está a novíssima marca italiana Nembo e o seu mentor, Daniele “Titus” Sabatini, inventor desta solução tão radical para a disposição do motor na moto. O tricilíndrico com os seus cilindros colocados de “cabeça para baixo” será fabricado em três versões com cilindradas que vão dos 1850 aos 2100 cc e com potências que variam dos 160 aos 250 cv (!!).

De acordo com Sabatini, a colocação dos cilindros invertidos “não é nenhuma novidade, pois durante a II Guerra Mundial os aviões de combate já utilizavam este tipo de motores. Mas esta solução aplicada e a funcionar numa moto é uma novidade combinando forma com função. A utilização desta ‘arquitectura’ permite mostrar mais do motor que costuma ficar escondido noutras motos, enquanto podemos utilizar o cárter como parte integrante do quadro reduzindo o peso do conjunto.”

 A Nembo irá fabricar estas motos de acordo com o pedido dos seus clientes, isto caso consiga gerar interesse suficiente nos possíveis investidores. A naked será preparada para circular em estradas públicas ou para utilização em circuito, utilizando materiais da mais alta qualidade como peças em titânio e fibra de carbono, o que fará com que o seu peso anunciado seja entre os 140 e 155 kg (a seco). Os motores protótipos já estão em fase de testes em banco de ensaio, sendo que as primeiras impressões são muito positivas.

O tricilíndrico apresenta mais potência do que aquela que a Nembo estava à espera, isto sem revelar excesso de vibração nas rotações mais elevadas. Ainda de acordo com o que podemos visualizar nas primeiras imagens deste protótipo, o braço oscilante é fabricado em fibra de carbono e tem um comprimento um pouco mais longo do que o habitual, algo que pode indiciar um excelente comportamento ao nível da tracção da roda traseira. (Motociclismo)

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