quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dakar 2011 – 4ª etapa: Coma na liderança por dois segundos

A quarta etapa no Dakar 2011 Argentina-Chile serviu para haver mudança na liderança da classificação geral nas motos. A caravana entrou pela primeira vez em território chileno e, apesar de terem de andar a uma altitude de 4.800 metros, tanto Marc Coma como o seu grande rival Cyril Després, não deram hipóteses aos restantes adversários na prova continuando um duelo a dois pela vitória final.

A especial cronometrada era bastante inferior na sua distância em relação ao dia anterior – “apenas” 207 km -, mas no caminho entre San Salvador de Jujuy e Calama, com passagem pelos Andes, Marc Coma demonstrou boas capacidades de navegação e conseguiu mesmo obter a sua segunda vitória consecutiva em etapas nesta edição da prova. Os 16 segundos que conseguiu recuperar em relação a Després (2º na etapa de hoje), significaram uma mudança de líder da prova, com o piloto catalão a assumir essa posição com uma margem de apenas dois segundos para o piloto francês. Dois segundos é a diferença entre os dois após mais de 1.200 km de prova cronometrada!

Na terceira posição do dia terminou o homem da casa, “Chaleco” Lopez e a sua Aprilia que, também na geral se encontram nessa posição mas já a mais de vinte minutos dos dois mais rápidos. Em bom ritmo continua Olivier Pain em Yamaha. O piloto francês voltou a obter o quarto lugar na etapa.

Quanto aos pilotos portugueses esta etapa não se revelou tão “catastrófica” quanto se chegou a pensar, pois antes de chegarem ao final da etapa e seguindo o “live tracking”, as tabelas de tempos não mostravam os pilotos, facto que mudou por completo no final.

A subir gradualmente o seu ritmo e, consequentemente, a sua posição na classificação geral está Hélder Rodrigues. Foi o quinto mais rápido da etapa a pouco menos de sete minutos de Coma, facto que o fez ascender até ao top 5, ocupando precisamente o quinto lugar na geral.

Com o 19º tempo desta etapa ficou Paulo Gonçalves, um pouco abaixo daquilo que tinha conseguido obter nos dias anteriores. Ainda assim consegue manter o quarto posto na classificação geral, ainda antes de entramos nas etapas de deserto mais duras.

Ruben Faria, outro dos portugueses em grande destaque até ao momento, também não passou bem esta etapa. Terminou o dia como o 22º mais rápido, o que o fez descer na geral de terceiro até sétimo.

Quanto  aos restantes portugueses em prova, de destacar a prestação de Pedro Oliveira na sua Yamaha WR 450. No final dos quatro dias de prova a doer está em 27º na geral, no entanto já a mais de 1h30m da liderança de Coma. Bianchi Prata segue em 37º na geral, Fausto Mota em 60º, e finalmente Rui Oliveira em 67º. Quanto a João Rosa, o nome já não aparece na tabela da classificação geral publicada no site oficial do Dakar, mas no momento em que escrevemos esta notícia ainda não sabemos as razões para tal.

Classificação da 4ª etapa San Salvador de Jujuy – Calama

1º Marc Coma
2º Cyril Després +16s
3º Francisco Lopez +2’05s



5º Hélder Rodrigues +6’55s
19º Paulo Gonçalves +15’11s
22º Ruben Faria +17’43s
34º Pedro Oliveira +24’53s
47º Fausto Mota +30’36s
66º Bianchi Prata +41’30s
79º Rui Oliveira +49’43s

Sem comentários:

Enviar um comentário