quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dakar – 3ª etapa: Portugueses brilham


O quarto dia (3ª etapa) do Dakar 2011, entre San Miguel de Tucuman e San Salvador de Jujuy, ainda na Argentina, correu bem aos portugueses, com Paulo Gonçalves a ser o 3º melhor do dia, subindo assim um furo na geral, para o quarto posto. Ruben Faria foi 5º e manteve o terceiro lugar da geral, enquanto Hélder Rodrigues entrou já no top 10, com um 8º posto na especial de hoje que o deixou em idêntica posição na geral.
Os restantes pilotos lusos também continuam a escalada na sua maioria. Na classificação geral, Pedro Oliveira é agora 26º, Bianchi Prata 31º e João Rosa desceu para 66º, mas ainda não sabemos a que se deve a descida desde o 47º posto de ontem. Quanto a Fausto Mota e Rui Oliveira, rodam juntos nos 70º e 71º lugares.
Na frente, Marc Coma ganhou a etapa de hoje, batendo Cyril Després, que foi segundo, por 2m21s. O espanhol mantém assim o 2º lugar, mas está apenas a 14 segundos do líder Després. No 3º posto, Ruben Faria está a 9m38 do seu “chefe”.
Paulo Gonçalves, Zé Hélio, Olivier Pain, Franciso Lopez, Hélder Rodrigues, Juan Pedrero e Jonah Street completam o top 10 da classificação geral.
A quarta etapa do Dakar foi como se esperava bastante longa e reveladora das primeiras fragilidades de alguns concorrentes com responsabilidades na prova. Com 500 quilómetros de especial, dos quais 150 foram no entanto realizados em alcatrão em formato de neutralização, a especial dividiu-se assim em duas partes, a primeira mais extensa, com 250 quilómetros, com a fase final a apresentar uma centena de quilómetros. Pelo meio uma ligação marcada por uma subida a 3378 metros de altitude, na primeira visita às pistas de montanha da Cordilheira dos Andes.

Com um dia tão longo Ruben Faria começou de forma cautelosa de forma a aproveitar ao máximo os seus pneus sem exagerar no desgaste dos mesmos na fase final da jornada. “A extensão da especial a isso obrigava, ontem o Cyril tinha chegado ao final da especial com os pneus da sua moto bastante gastos e por isso decidimos optar por uma toada mais cautelosa na fase mais fresca do dia, para termos pneus em condições após a ligação e durante as horas de mais calor.” Palavras de Ruben Faria na chegada a San Salvador de Jujuy. Ruben começou o dia na 11ª posição à passagem pelo primeiro CP, mas com o acumular dos quilómetros começou a aumentar o ritmo e fechou a especial numa excelente quinta posição, numa etapa onde mais uma vez fechou em bom ritmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário