quarta-feira, 2 de março de 2011

Curso Suporte Básico de Vida no Moto Clube do Porto


De forma atenta e muito profissional, 17 formandos cumpriram, com total e absoluto aproveitamento, o Curso de Suporte Básico de Vida (SBV), ministrado de forma exemplar pelos sempre solícitos e bem dispostosprofessores Anatilde Ramos, Cátia Noiba, Hélio Pereira e Celeste.
Iniciativa enquadrada no espírito de responsabilidade social do Moto Clube do Porto, de forte componente prática, que animou a sede em solarenga tarde de domingo, mais apetecida para uma passeata de moto... E que deu para perceber como funcionam os serviços de emergência médica, desfazendo dúvidas e equívocos que sempre assolam a mente de todos.
Filmes, diapositivos e algumas explicações teóricas, antecederam a parte prática do curso, sempre rodeada de boa disposição, e onde as manobras de Suporte Básico de Vida despertaram grande empenho por parte de todos. É que, a brincar a brincar, aprendia-se como salvar vidas...
Com manequins especificamente criados para aprendizagem de SBV foram treinadas as medidas e procedimentos técnicos para proteger a vida humana e evitar o agravamento de lesões enquanto se espera a chegada de meios avançados de socorro ao local do acidente. Um algoritmo ou sequência de actos que, quando cumprido de forma rigorosa, pode ajudar vítimas de paragem respiratória e salvaguardar de lesões mais gravosas.
Expressões como compressões torácicas, insuflações, permeabilização das vias aéreas, sinais de circulação, V.O.S. ou posições laterais de segurança ganharam significado menos obscuro para os formandos que, passadas umas horas de formação, mostraram-se mais aptos a salvar vidas. E capazes de fazer uma Manobra de Heimlich... Manobra de quê? Não, não é nenhuma manobra para parquear uma moto em posição esquisita. Mas que pode fazer toda a diferença em caso de asfixia ou sufocação...
Que, felizmente, não foi preciso utilizar de forma real porque ninguém se engasgou com o divertido lanche que marcou o encerramento dos trabalhos, ponto final de uma tarde bem passada e onde o conhecimento adquirido foi considerado, por todos, como uma real mais valia!

Sem comentários:

Enviar um comentário