quinta-feira, 3 de março de 2011

MotoGP : Qual o segredo da Honda?

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Stoner tem estado impressionante com a Honda
 
Qual tem sido a equipa mais dominante durante os vários testes de pré-temporada já realizados? A Honda. E qual é o seu segredo? Um novo tipo de transmissão que até obrigou o responsável máximo do HRC, Shuhei Nakamoto, a negar categoricamente que a Honda esteja a utilizar uma transmissão de dupla embraiagem (DCT) conforme é utilizada na VFR1200 mas, a confirmar que a Honda tem um segredo.

Após um domínio avassalador dos seus quatro pilotos, com Casey Stoner em evidência, logo seguido de Dani Pedrosa, Andrea Dovizioso e Marco Simoncelli nos passados testes de Sepang, rumores que a Honda estaria a quebrar as regras de MotoGP começaram a correr o padock. Para quem não sabe ainda, nas regras do Mundial de Velocidade está bem explicito no ponto 2.4.2 que as motos de competição não podem utilizar sistemas de transmissão de embraiagem dupla.

Os tempos recorde atingidos pelos pilotos HRC levaram imediatamente a que os adversários pensassem na utilização de um sistema DCT mas, a acreditar nas palavras de Nakamoto, tal não estará a acontecer porque para além de ser um elemento facilmente notado numa inspecção às motos e ir contra as regras, a utilização de um sistema DCT iria adicionar muito peso à moto.

Então o que é que a Honda está a utilizar e que é um segredo tão bem guardado? Pois bem, ao que tudo indica a Honda estará a fazer uso do sistema IGS - Instantaneous Gearchange System – desenvolvido secretamente ao longo dos últimos dois anos nas mais diversas competições motorizadas, incluindo competições de motociclismo, pela empresa especialista neste campo Xtrac, e que foi oficialmente apresentado ao público em Dezembro de 2010.
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Pormenor do sistema Xtrac IGS: mais leve e trocas de relações instantâneas
 
E como funciona este sistema IGS? Este novo tipo de transmissão é basicamente como uma transmissão de embraiagem única mas que permite que duas relações fiquem engrenadas simultaneamente. O que isso significa é que os pilotos podem trocar de relações de caixa sem haver perda de potência que normalmente existe, o que por seu turno acaba por melhorar significativamente os tempos por volta. Isto, para além de poupar muito peso em comparação com a actual geração de sistemas DCT.

A utilização do sistema Xtrac IGS acaba por não ser contra as regras que já referimos, pois a verdade é que as regras são bem explícitas e dizem que não podem ser utilizados sistemas que usem duas embraiagens, pelo que a utilização de uma transmissão de embraiagem única, mesmo que permita duas relações engrenadas ao mesmo tempo, ainda estará bem dentro das regras da competição.

Parece que a Honda descobriu a forma de dominar os seus adversários em 2011. Será que quando a competição iniciar a sério, as restantes marcas, Yamaha, Ducati e Suzuki, vão ter forma de contrariar esta revolução tecnológica? Resta esperar para ver mas, isto poderá significar que dentro em breve estaremos a assistir a que as novas motos de produção para o público “mortal”, que não apenas os pilotos, estejam equipadas com este sistema IGS.

Texto e fotos : Motociclismo.pt 

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