quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sepang : Stoner é o mais rápido

A temporada de Moto GP chegou oficialmente com a realização do primeiro dia de testes oficias no circuito de Sepang, na Malásia. As previsões meteorológicas previam chuva, algo que iria de certa maneira influenciar o desenvolvimento das motos e os resultados mas, as previsões não se confirmaram e os pilotos da categoria rainha puderam aproveitar ao máximo este primeiro teste em conjunto.

No final de todas as sessões de treinos, o piloto mais rápido foi o australiano Casey Stoner que, de regresso à Honda, continua a demonstrar uma excelente adaptação à nova Honda RC212V para 2011. Stoner registou o melhor tempo do dia com uma volta em 2’01.574s – o único que conseguiu baixar da casa dos 2’02s – já no final da última sessão do dia de hoje. Seguindo de perto Stoner, ficou o actual campeão mundial e piloto da Yamaha, Jorge Lorenzo. O espanhol ficou a pouco mais de quatro décimas de Stoner, após ter estado no topo da tabela de tempos grande parte do dia.

Ainda a avaliar a lesão que sofreu em Outubro passado na clavícula, Dani Pedrosa quer mostrar ao HRC que, em conjunto com Stoner, pode ser uma verdadeira ameaça na luta pelo título deste ano. O piloto espanhol foi o terceiro mais rápido a 0,450s de diferença para Stoner.

De facto, as Honda apareceram em Sepang muito fortes, pois para além dos dois principais pilotos do HRC estarem nos três mais rápidos, Marco Simoncelli continua a mostrar que o apoio que o departamento de competição da Honda lhe oferece vale mesmo a pena. Foi o quarto mais rápido, logo seguido do novo companheiro de equipa de Lorenzo, o americano Ben Spies. Spies não evitou uma queda ainda durante a fase inicial do dia, no entanto não sofreu lesões.

Sexto na tabela de tempos e a confirmar as promessas feitas na pré-temporada, ficou o único piloto da Suzuki Rizla este ano. Alavaro Bautista testou várias novidades na GSV-R. Novas suspensões, novo motor e nova electrónica, tudo para justificar o apoio da fábrica de Hamamatsu.

Os quatro pilotos que fecham o Top 10 dos mais rápidos foram Hiroshi Aoyama, Andrea Dovizioso, Colin Edwards e, por fim, Randy de Puniet, mas este já a mais de 1,5s de Stoner.

Destaque pela negativa até ao momento para a participação das Ducati. É uma das marcas mais representadas em MotoGP mas, apenas de Puniet conseguiu figurar entre os dez mais rápidos. Como não poderia deixar de ser, as atenções estão todas viradas para as performances da nova união italiana Rossi / Ducati mas, como tinha referido na apresentação da equipa no Wrooom, Rossi não está a 100% no seu ombro e isso obrigou a utilizar um depósito de combustível modificado para ter uma posição de condução mais confortável. De qualquer forma, Rossi foi o 12º mais rápido já a quase 1,8 segundos de diferença para o ritmo de Stoner.

Em baixo poderá ver a tabela de tempos do primeiro dia de testes oficias de Moto GP que estão a decorrer em Sepang.
Tabela de tempos do 1º dia de testes oficias em Sepang, Malásia

1º Casey Stoner    Honda    2’01.574s
2º Jorge Lorenzo    Yamaha    +0.403s
3º Dani Pedrosa    Honda    +0.450s
4º Marco Simoncelli    Honda    +0.721s
5º Ben Spies    Yamaha    +0.758s
6º Alvaro Bautista    Suzuki    +0.848s
7º Hiroshi Aoyama    Honda    +0.909s
8º Andrea Dovizioso    Honda    +0.933s
9º Colin Edwards    Yamaha    +0.940s
10º Randy de Puniet    Ducati    +1.578s
11º Kosuke Akiyoshi    Honda    +1.650s (piloto testes HRC)
12º Valentino Rossi    Ducati    +1.791s
13º Nicky Hayden    Ducati    +1.934s
14º Loris Capirossi    Ducati    +2.121s
15º Hector Barbera    Ducati    +2.193s
16º Cal Crutchlow    Yamaha    +2.435s
17º Toni Elias    Honda    +2.664s
18º Karel Abraham    Ducati    +2.896s

Sem comentários:

Enviar um comentário