quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Visita à Fabrica de Capacetes Nexx

Como já referimos num artigo anterior a Nexx apresentou na terça feira a gama 2011.
Após a apresentação tivemos a oportunidade de conhecer a fábrica e o processo de fabrico.
A Nexx fica na Zona Industrial de Amoreira de Gândara na zona de Anadia e ocupa uma área de 1500 m2 (a  fábrica de capacetes CMS tem uma área de cerca de 10000 m2).
Neste momento o espaço é exíguo para a dimensão de negócio pelo houve já um investimento na compra de terreno nas traseiras onde se irá aumentar as instalações num curto prazo.
A marca não descura a qualidade e tem havido um forte investimento com o pessoal prevendo-se mesmo a instalação de um laboratório de testes. A Nexx tem neste momento engenheiros que em sintonia com o Departamento de Marketing desenvolvem novos produtos.

O Fabrico de um Capacete














              



O XR1R em tri-composto e em carbono


Depois de colocadas as fibras nos moldes os capacetes começam a tomar as formas que nós conhecemos.
Os capacetes que levam pintura são depois enviados para um sector onde são eliminadas as imperfeições e recortadas as partes não necessárias.

   De seguida os capacetes seguem para o sector onde são colocadas as decorações. É interessante sabermos que os capacetes tem um só cor base sendo o restante decalques e no caso da versão carbono do XR1R tudo o que vemos de pintura no capacete é decalque. Cada decalque tem uma encomenda mínima de 5000 unidades ao fornecedor!.
 O sector de colocação de decalques
 A decoração de um XR1R Invader
 Várias decorações, vários decalques
 A preparação do novo capacete de senhora o X60 Batik

 Entre a aplicação de 2 camadas de verniz (tal como a japonesa Shoei) os capacetes são novamente polidos para que não se note a textura do decalque.


As calotas dos capacetes são enviados para um armazém onde, conforme as encomendas, vão começando a ser levadas para o sector de montagem.
 As peças para a montagem dos capacetes são cortadas ou fabricadas (com excepção da viseira e parafusos) na Nexx.
O sector de corte

O fabrico dos forros

Num processo bem estudado e conforme as encomendas as calotas e o material de montagem chega até ao sector de montagem.




Após a montagem os capacetes já prontos são enviados para o sector de embalamento...

...sendo depois enviados para o cliente final ou para armazém enquanto não são despachados para os vários países (46) onde a Nexx comercializa os seus produtos.

Pensamos ter dado um visão resumida de um processo complexo. Para informação um capacete de policarbonato demora cerca de 50 minutos a montar enquanto o XR1R de carbono demora 190 minutos.

Agradecemos à Nexx a possibilidade desta visita.

1 comentário: