Desde o teste que a equipa de MotoGP da Ducati realizou em Mugello há pouos dias atrás, altura em que se soube que a nova Ducati Superquadrata também tinha estado no circuito em testes de desenvolvimento, que esperávamos pela primeira imagem da moto. E finalmente ela chegou!
A imagem faz capa da revista italiana Motosprint (quem mais poderia conseguir apanhar a moto se não os italianos). Apenas conseguimos acesso à capa da revista e por enquanto esta é a única imagem – ainda que com pouca qualidade – que irá deixar os fãs da Ducati a sonhar com a nova superdesportiva italiana.
Embora a nova Superquadrata mantenha o característico mono-braço oscilante, a realidade é que este elemento aparenta ser bastante diferente do que até agora era utilizado pela casa de Bolonha, pois devido à nova posição do motor bicilíndrico, que passa a ser um verdadeiro “V” ao contrário do “L” da actual 1198, a Ducati conseguiu aumentar o comprimento do mono-braço de forma a dotar esta moto com muito mais tracção e consequente poder de aceleração.
Quanto à potência deste novo motor italiano, os números variam muito mas a verdade é que a Ducati não se pode deixar ficar para trás em termos de potência com que irá enfrentar a concorrência europeia e japonesa. Fala-se num aumento na ordem dos 20 cv em relação à 1198, enquanto o peso deve diminuir qualquer coisa como 20 kg. Os interessados também devem esperar um pacote de tecnologia que inclui controlo de tracção, controlo “anti-wheelie”, entre outros tipos de ajudas electrónicas à condução.
Debaixo das carenagens “pesadamente” disfarçadas, e já a entrar no campo dos rumores, parece que o típico quadro em treliça vai mesmo deixar de ser utilizado em favor de um quadro tipo monocoque. A grande dúvida neste aspecto será o material: fibra de carbono como nas motos de MotoGP ou, alumínio para diminuir os custos de produção / cliente? Aceitam-se apostas.
O design geral da Superquadrata está bem escondido e ao não se mostrar com ópticas na carenagem frontal, fica ainda mais difícil de perceber como será o seu aspecto final. Certo é que esta moto será inacreditavelmente pequena, arriscamos quase a afirmar que será mais pequena do que uma “gigante” supersport de 600 cc, comparando o seu aspecto diminuto em relação ao piloto de testes. A traseira é muito parecida com a da Aprilia RSV4.
A imagem faz capa da revista italiana Motosprint (quem mais poderia conseguir apanhar a moto se não os italianos). Apenas conseguimos acesso à capa da revista e por enquanto esta é a única imagem – ainda que com pouca qualidade – que irá deixar os fãs da Ducati a sonhar com a nova superdesportiva italiana.
Embora a nova Superquadrata mantenha o característico mono-braço oscilante, a realidade é que este elemento aparenta ser bastante diferente do que até agora era utilizado pela casa de Bolonha, pois devido à nova posição do motor bicilíndrico, que passa a ser um verdadeiro “V” ao contrário do “L” da actual 1198, a Ducati conseguiu aumentar o comprimento do mono-braço de forma a dotar esta moto com muito mais tracção e consequente poder de aceleração.
Quanto à potência deste novo motor italiano, os números variam muito mas a verdade é que a Ducati não se pode deixar ficar para trás em termos de potência com que irá enfrentar a concorrência europeia e japonesa. Fala-se num aumento na ordem dos 20 cv em relação à 1198, enquanto o peso deve diminuir qualquer coisa como 20 kg. Os interessados também devem esperar um pacote de tecnologia que inclui controlo de tracção, controlo “anti-wheelie”, entre outros tipos de ajudas electrónicas à condução.
Debaixo das carenagens “pesadamente” disfarçadas, e já a entrar no campo dos rumores, parece que o típico quadro em treliça vai mesmo deixar de ser utilizado em favor de um quadro tipo monocoque. A grande dúvida neste aspecto será o material: fibra de carbono como nas motos de MotoGP ou, alumínio para diminuir os custos de produção / cliente? Aceitam-se apostas.
O design geral da Superquadrata está bem escondido e ao não se mostrar com ópticas na carenagem frontal, fica ainda mais difícil de perceber como será o seu aspecto final. Certo é que esta moto será inacreditavelmente pequena, arriscamos quase a afirmar que será mais pequena do que uma “gigante” supersport de 600 cc, comparando o seu aspecto diminuto em relação ao piloto de testes. A traseira é muito parecida com a da Aprilia RSV4.
O piloto que aparece em cima da moto é Danilo Petrucci e desde que foi confirmada a sua identidade, a página pessoal do Facebook de Petrucci foi inundada por perguntas sobre o projecto Superquadrata. No entanto “o segredo é a alma do negócio”, e Petrucci não revelou nem confirmou quaisquer dados ou especificações sobre a moto.
Texto : motociclismo.pt
Texto : motociclismo.pt
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