texto e foto : motociclismo.ptParece que a cada ano que passa, os rumores sobre possíveis transferências de pilotos do Mundial de Superbikes, a chamada “silly season”, começam mais cedo do que se espera. Desta feita, e acabados de passar pelo circuito americano de Miller Park no passado fim-de-semana, chegam-nos as primeiras notícias das intenções de algumas equipas.
Neste caso a equipa que está visada pelos rumores é a BMW Motorrad.
De acordo com os sempre bem informados jornalistas italianos neste tipo de coisas (mas que devemos ficar sempre com “um pé atrás”), a BMW não está satisfeita com os resultados obtidos pelos seus dois pilotos, Troy Corser e, mais importante, a decepção que têm sido até ao momento as prestação de Leon Haslam nesta temporada vindo da Suzuki Alstare.
A realidade é que a S1000RR é uma moto muito forte na sua versão de série, como comprovam os vários prémios que recebeu derivados de testes na imprensa da especialidade, mas quando a fábrica de Munique decidiu instalar um pacote tecnológico derivado da Fórmula1 na moto para competir em SBK, as coisas não correram bem e a electrónica não tem funcionado correctamente.
Então e como é que a BMW espera contornar esta falta de resultados?
A primeira opção é a aquisição de um novo piloto (ou possivelmente dois pilotos). E quem é que está na lista de compras da BMW? Nada menos do que dois dos principais candidatos ao título mundial desta temporada: Carlos Checa e Max Biaggi. Mas a contratação de qualquer um deles não se adivinha fácil… diríamos mesmo, que será uma missão impossível!
Max Biaggi, após ter conquistado o título para a Aprilia na temporada passada tornou-se no “menino bonito” da casa de Noale. Seria impensável para os fãs italianos e para o grupo Piaggio – proprietários da Aprilia, perderem aquele que é considerado como um símbolo da nação italiana. Até porque, caso a Aprilia regresse ao Mundial de Velocidade na categoria de MotoGP / Moto1 como vem sendo anunciado, Biaggi será com certeza uma opção a ter em conta pois é muito experiente. Assim sendo, a BMW não deverá ter sorte…
Quanto ao segundo piloto, o espanhol Carlos Checa, a tarefa de o “roubar” à Ducati também não deve passar de uma miragem para a BMW.
“El Toro”, como é conhecido pelos seus fãs, redescobriu a alegria de vencer com regularidade e agora que está quase a ser um “quarentão” e a possibilidade de se manter com a Ducati na próxima temporada em que previsivelmente a marca de Bolonha irá regressar de forma oficial ao Mundial de SBK com a nova Superquadrata, devem ser factores suficientes para impedir a troca da Ducati pela BMW.
Aparentemente as duas primeiras opções da BMW Motorrad para a temporada de 2012 parecem ser impossíveis de concretizar, mas a realidade é que a marca alemã tem muito dinheiro “guardado” no banco, pelo que não será de todo improvável que, caso queiram mesmo contar com Biaggi ou Checa, coloquem em cima da mesa de negociações propostas muito vantajosas em termos financeiros, talvez até, “indecentes” tendo em conta os valores que poderão atingir.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
SBK: Começou a ''silly season''
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